O que é Gateball


O que o Gateball?

É um esporte apreciado por uma grande faixa etária, da criança ao idoso. Sua regra é simples e o desgaste físico moderado, sendo excelente esporte onde o trabalho em equipe e o raciocínio para elaborar táticas tem papel fundamental. São necessário quatro equipamentos para prática deste esporte: Stick (Taco), gate (arco), goal pole (pino central) e bola. As bolas são divididas em cores branca e vermelha, sendo as vermelhas com números ímpares, 1-3-5-7-9 e as brancas os números pares: 2-4-6-8-10. as quais correspondem ao número de ordem de tacada.
Descrição da fotoA quadra pode ser feita em qualquer superfície plana de terra, grama natural ou sintética, cuja metragem segue abaixo.
Descrição da fotoVamos Jogar Reunindo 10 Jogadores
Separa-se em dois grupos: 5 pessoas com bola vermelha e 5 com bola branca, iniciando sempre com o jogador da bola vermelha. A duração do jogo é de 30 minutos e dentro deste espaço de tempo, cada jogador deverá passar pelos Gates 1, 2 e 3 e por fim acertar no goal pole. Este seria o defecho “ agari” da jogada.

Fonte: http://www.gateballrengo.org.br/gateball.php

Conheça as regras

Considerado um jogo com regras relativamente simples e desgaste físico moderado, o gateball é um esporte que prima pelo trabalho em equipe e raciocínio para elaborar táticas, fundamentais para um bom desempenho durante as partidas. Os equipamentos básicos são: stick (taco), gate (arco), goal pole (pino central) e bolas, divididas nas cores branca (pares) e vermelha (ímpares), com respectivos números correspondentes à ordem das tacadas. 

A quadra pode ser feita em qualquer superfície plana de terra, grama natural ou sintética, com dimensões que variam de 20 a 25 metros de comprimento por 15 a 20 metros de largura. Dois grupos são formados por partida. Cinco jogadores atuam pelo time vermelho, enquanto a outra equipe ostenta a cor branca. 

As disputas consistem em impulsionar a bola com auxílio do taco e fazê-la passar embaixo dos três arcos (“gates”), todos com 22 centímetros de largura por 20 centímetros de altura. Cada passagem (“tsuka”) pelo gate equivale a um ponto.

A medida que a bola atinge o pino central, a pontuação é dupla, fazendo com que a equipe, ao final da trajetória (“agari”), obtenha cinco pontos. Além de seus fundamentos básicos, o gateball também possui alguns macetes peculiares, para um melhor desempenho - o “supak” é um deles, quando o competidor apoia um dos pés sobre uma ou mais bolas, auxiliando a performance da tacada. “É jogando mesmo que se aprende”, receita o coordenador do time bauruense. 

Atualmente, explica Tomita, a maioria dos jogadores utiliza tacos constituídos por aço. Entretanto, os primeiros apetrechos eram feitos de madeira. Até hoje, alguns adeptos ainda preferem confeccionar seu próprio equipamento em oficinas caseiras. Alguns tacos de gateball, salienta Minoru, também podem ser constituídos de PVC. “As bolas são feitas de material semelhante às de snooker (moldadas com resinas especiais, geralmente derivadas do petróleo)”, especifica o coordenador do time, convidando curiosos para conhecer a modalidade.


Fonte: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=135098&ano=2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário